Dinâmica e Organização Escolar

Em busca da melhoria na qualidade da educação no Brasil – Parte 1

Qual o papel das instituições escolares na sociedade atual?

“O labirinto, uma imagem forte na literatura latino-americana, é também uma metáfora apropriada para a nossa educação. Quando finalmente a maioria das crianças vão para a escola, surge a pergunta sobre como mantê-las numa instituição alheia ao seu mundo; quando os jovens e os adultos são introduzidos ao mundo letrado, este já não parece ser mais o mundo que conta e novas habilidades são exigidas pela sociedade e pelo mercado; quando os negros são incluídos, constatamos que ainda se tratará de uma inclusão paliativa que pode estar perpetuando desigualdades. (STRECK, 2010)”

O trecho acima do texto de Danilo Streck nos leva a conclusão que pensar a escola envolve considerar o contexto histórico, social e cultural na qual está inserida…. É necessário um aprofundamento para resolver as questões recorrentes no cotidiano da escola.

Uma excelente entrevista com Antonio Nóvoa, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genéve e em História pela Universidade de Paris – Sorbonne, nos convida a pensar sobre as questões atuais enfrentadas pela escola:

Você pode baixar a entrevista na íntegra, clicando AQUI:

 

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s