Publicado em EAD tecnologias educacionais

Por mais Moscas na Educação!

A história conta que Sócrates era conhecido entre seus concidadãos como “a mosca de Atenas”. Diz-se também que ficou encantado com o apelido porque o descrevia muito bem: sua missão era provocar as pessoas por meio de perguntas e explicações que incomodavam e, sobretudo, faziam despertar.” (Francisco Esteban Bara)

Esta citação faz parte de um excelente artigo, publicado na BBC Brasil, e que merece toda nossa atenção e reflexão. Ele pode e deve ser lido AQUI:Por que tantos jovens concluem estudos sem desenvolver verdadeiro espírito crítico

Os últimos acontecimentos em nossa sociedade, a manipulação político-ideológica, as fake-news, os movimentos negacionistas e tantas atrocidades que subestimávamos, voltaram á tona, deixando educadores, profissionais de humanas, mídia e qualquer pessoa com um pouco mais de discernimento muito apavorados!

Conceitos como liberdade de expressão, opinião, ideologia, socialismo, liberalismo, fascismo, genocídio, democracia, cidadania, capitalismo, comunismo, movimentos sociais etc., são jogados ao léu como serpentinas nos velhos Carnavais… (isso me fez até pensar em criar um post para cada uma desses conceitos, com definições e estudos sobre o tema)

Simplesmente trata-se de achar que ter “espírito crítico significa ir contra tudo isso que tá aí, taokey???” NÃO. NÃO É.

Até a próxima semana.

Autor:

Procurando construir aprendizagens pela rede, pois acredito que através dela seja possível alcançar uma educação democrática. Pedagoga e especialista em Informática, quase especialista em Educação a Distância.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.