Manipulação não é privilégio da direita

Bom senso, radicalismo, extremismo, verdade, justiça, igualdade, direitos, cidadania. Estes são alguns exemplos de termos muito relativos e que muitas vezes são utilizados para manipular opiniões e ideologias. Não há unanimidade de pensamento. A pluralidade sempre foi uma característica marcante de nosso país. Qualquer análise que não levá-la em consideração é no mínimo, injusta.

Exemplo:uma amiga me enviou uma piadinha:

A mulher pergunta ao marido:

_ Querido, quais são seus planos para a páscoa?

Ele responde:

Os mesmos de Jesus.

E ela pergunta:

_Como assim?

Ele responde:

_Sumir na sexta e só reaparecer no domingo!!

E aí? O que achou da piada?

Se você é católico, certamente pensou em todo o sofrimento que Cristo passou e não achará graça nenhuma. Mas, se você, apesar de católico, ou simplesmente alguém de muita e boa Fé, entender a intenção velada por trás da piada, entender que sua morte foi uma forma de provar seu poder como filho de Deus, de sua magnitude sobre o falso poder dos homens, ele realmente só teve sua carne em sofrimento na quinta e sexta, e que Ele sabia disto, verá que a piada faz sentido e não é ofensiva a sua Fé.

Por um momento, me questionei e refleti sobre a piada. Somos tentados a julgar tudo olhando sob nossa ótica e sob os estereótipos criados pela sociedade. Quem me enviou esta piada é de família judia, não sei se praticante ou não. Portanto, por uns momentos, cheguei a imaginar a possibilidade dela estar intencionalmente ridicularizando minha crença… Olha o radicalismo ai!!! Parei e pensei, graças á Deus, Alah, Jeová ou sei lá que nome ele pode ter…

O mesmo acontece quando, na política, todo indivíduo de esquerda começa a estereotipar o “burguês” como coxinha, só por ter um carro melhor ou por morar num bairro de classe média!

Cuidado! Manipulação não vem só de um lado….

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s