Publicado em EAD Educação Ensino Fundamental Internet

Manipulação não é privilégio da direita

Bom senso, radicalismo, extremismo, verdade, justiça, igualdade, direitos, cidadania. Estes são alguns exemplos de termos muito relativos e que muitas vezes são utilizados para manipular opiniões e ideologias. Não há unanimidade de pensamento. A pluralidade sempre foi uma característica marcante de nosso país. Qualquer análise que não levá-la em consideração é no mínimo, injusta.

Exemplo:uma amiga me enviou uma piadinha:

A mulher pergunta ao marido:

_ Querido, quais são seus planos para a páscoa?

Ele responde:

Os mesmos de Jesus.

E ela pergunta:

_Como assim?

Ele responde:

_Sumir na sexta e só reaparecer no domingo!!

E aí? O que achou da piada?

Se você é católico, certamente pensou em todo o sofrimento que Cristo passou e não achará graça nenhuma. Mas, se você, apesar de católico, ou simplesmente alguém de muita e boa Fé, entender a intenção velada por trás da piada, entender que sua morte foi uma forma de provar seu poder como filho de Deus, de sua magnitude sobre o falso poder dos homens, ele realmente só teve sua carne em sofrimento na quinta e sexta, e que Ele sabia disto, verá que a piada faz sentido e não é ofensiva a sua Fé.

Por um momento, me questionei e refleti sobre a piada. Somos tentados a julgar tudo olhando sob nossa ótica e sob os estereótipos criados pela sociedade. Quem me enviou esta piada é de família judia, não sei se praticante ou não. Portanto, por uns momentos, cheguei a imaginar a possibilidade dela estar intencionalmente ridicularizando minha crença… Olha o radicalismo ai!!! Parei e pensei, graças á Deus, Alah, Jeová ou sei lá que nome ele pode ter…

O mesmo acontece quando, na política, todo indivíduo de esquerda começa a estereotipar o “burguês” como coxinha, só por ter um carro melhor ou por morar num bairro de classe média!

Cuidado! Manipulação não vem só de um lado….

Autor:

Procurando construir aprendizagens pela rede, pois acredito que através dela seja possível alcançar uma educação democrática. Pedagoga e especialista em Informática, quase especialista em Educação a Distância.

Um comentário em “Manipulação não é privilégio da direita

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.