Publicado em EAD Educação Ensino Fundamental Internet

Exercitando a produção de materiais impressos para EAD

Olá colegas blogueiros! Aproveitarei a partir de hoje, este espaço para publicar meus pequenos textos que visam o emprego dos elementos para uma produção de material para EAD.

Criando um Ambiente Alfabetizador

Provavelmente, você, caro aluno, já teve oportunidade de observar uma sala de aula de uma escola de educação infantil e certamente encontrou algo semelhante a foto abaixo:

P3090073
Fonte: http://adelaideduarteflores.blogspot.com.br/2011/04/ambiente-alfabetizador.html

Entretanto, criar um ambiente alfabetizador vai bem mais além de um espaço bonito, atraente, criativo e colorido para as crianças. E é isto que vamos refletir juntos aqui. A escola deve proporcionar uma sala de aula que lhes permita ter acesso a diversos tipos de cultura escrita, com os quais possam interagir. Mas o que se entende por “cultura escrita”?

Imagine a seguinte situação: João é analfabeto, vai a um escritório procurar alguém. Ela chega até a recepção, diz o nome da pessoa com quem quer falar e a recepcionista lhe indica uma porta de uma sala onde estaria esta pessoa. João caminha até a porta e nela vê uma placa. E agora? Nesta placa pode estar escrito: Entre sem Bater, Aguarde ser Chamado, Em reunião etc… Se João for um adulto, certamente ficará muito constrangido e não saberá o que fazer. A criança, talvez não!

Nesse caso, temos um exemplo do que chamamos de uso social da escrita. Criar um ambiente alfabetizador é justamente, levar para a escola tais usos sociais da escrita para que as crianças identifiquem-nas em seu dia a dia e tenham motivação para conhece-la, curiosidade para desvendá-la. E isso, certamente não se resume a uma série de palavras e letras distribuídas em paredes ao seu redor. É preciso assimilar os usos das palavras diariamente, em tarefas, descrições feitas por elas próprias dos objetos, cores, canções, sentimentos e situações. A escrita vivenciada, que faça sentido no mundo que a cerca.

Pesquisando mais sobre o assunto:

Entrevista com Ana Teberosky sobre alfabetização: Acesse http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/debater-opinar-estimulam-leitura-escrita-423497.shtml

Artigo: A sala de aula como ambiente alfabetizador: Acesse http://educart-fazdeconta.blogspot.com.br/p/pesquisas.html

Vídeo: Entrevista com Magda Soares: Acesse https://www.youtube.com/watch?v=zG1MqQ-uSZk

Autor:

Procurando construir aprendizagens pela rede, pois acredito que através dela seja possível alcançar uma educação democrática. Pedagoga e especialista em Informática, quase especialista em Educação a Distância.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.