Os naturalistas no Brasil e sua visão utilitarista

Olá queridos alunos!!

Vocês já ouviram falar dos naturalistas? Talvez não, mas certamente já conhecem algo sobre Charles Darwin… Também não? Sem problemas.

“Foram muitos os naturalistas que visitaram o Brasil e se maravilharam com a explosão de diversidade de nosso país. Vários deles trouxeram grandes contribuições e outros tiveram suas obras menos reconhecidas.”∗

1-Pesquise com seu grupo, partindo deste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Naturalista

Descubra quais são os naturalistas voltados para os estudos da biologia e escolha um deles, se possível do séc. XVIII ou XIX, que esteve em expedição no Brasil e descreva algumas de suas histórias, objetivos ou descobertas em nossa terra.

Outras sugestões são: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Lund  e  http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Philipp_von_Martius  e http://dicasdeciencias.com/2007/07/13/darwin-e-evolucao/ ou ainda http://www.infoescola.com/biologia/teoria-de-lamarck/ e http://www.brasilescola.com/biologia/charles-darwin.htm

Dica: Depois de ler sobre eles na wikipedia, pesquise outras fontes!!

2- No Google Docs, cada grupo vai relacionar um personagem para seu trabalho. Fiquem atentos, pois nem todos são relacionados a biologia e ciências naturais! Em seguida, cada grupo vai elaborar seu texto em conjunto.

3- Discuta com seus colegas, as informações mais relevantes que encontraram e monte um “post” no blog sobre cada um deles.

4- Compartilhe seu post em nosso grupo no Facebook e troque ideias com seus colegas sobre os assuntos mais interessantes de cada grupo.

5- Atividade criativa Individual: Leia o texto deste link: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2013/04/vida-aberta

Agora, dê asas a imaginação e escreva, como se fosse Darwin, voltando ao Brasil nos dias atuais e discorra sobre o que observou em uma carta a Hooker! Compartilhe no Google Docs e depois publique-a no Blog do grupo sobre Darwin.

Bom trabalho Pessoal!!

OBS: Atividade elaborada para o 7º ano do Fundamental  para o curso FCTWEB- Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web – do Cecierj

∗Fontes: Apostila de Ciências da Rede Pitágoras© – 7º Ano do ensino fundamental, vários autores, 2014 (p. 14)

 

 

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s