Tecnologia X Profissional

Não vejo nenhum burburinho coletivo em torno da premissa de que Engenheiros devem aprender a usar Tablets, notebooks e afins.
Vejo médicos e profissionais de saúde utilizarem progressivamente os avanços tecnológicos (já vi ultrassom pelo smartfone!) sem que fosse preciso gritar aos quatro cantos que eles (médicos) precisam “se reciclar”.
Em suma: todos os profissionais necessitam assimilar as facilidades ou as novas utilidades que estes aparelhos proporcionam. Mas o discurso mais protecionista, mais incisivo, ocorre sobre os “benditos” profissionais da educação.
Por que isso acontece?
Por que esta categoria profissional foi relegada ao status de coitadinhos?
Se faz parte do dia a dia de médicos, advogados, gerentes de banco, secretárias executivas ou não, caixas de supermercado, engenheiros etc, por que não deve fazer parte do dia a dia do professor?
Saber usar um computador, tablet ou similares, não significa utilizá-lo com eficiência em sala de aula, com seus alunos. Aí sim, cada educador precisa e deve dedicar-se na descoberta e criação de recursos pedagógicos, atividades criativas e criadoras,(sim, ideias surgem ao longo da prática!) ou seja, administrar recursos disponíveis que favoreçam a aprendizagem de seus alunos.

Quanto ao discurso político – Professores precisam aprender a usar os tablets – isso me dá enjoo…

Pra completar, leia esta matéria:
http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=14924

2 comentários sobre “Tecnologia X Profissional

  1. Adorei o ponto de vista, acabei caindo a frente de um Laboratório de Informática e fiquei espantado com o “oba” “oba” que fazem a respeito das tecnologias na escola, pra mim computador, Smartphone, tablets são instrumentos indispensáveis no dia-a-dia e não os salvadores da educação Brasileira.

    • É isso aí amigo! E não adianta o professor simplesmente trocar o caderno do aluno pelo tablet – tem que haver criatividade, novos caminhos para favorecer a aprendizagem e tentar fazer as aulas menos maçantes. A garotada não aguenta mais a escola do século XIX – estamos no XXI.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s