A Escola e a inteligência coletiva

Uma das grandes motivações que encontrei na relação estabelecida em minha prática com os pequenos na escola Edificar foi justamente a percepção ou mesmo,porque não dizer, a vivência concreta da existência da inteligência coletiva que “brotava” nas cabecinhas pensantes daquelas crianças. Toda essa “aventura ousada” de colocar crianças da educação infantil transportando para o meio digital, à sua maneira e de acordo com o ritmo de suas próprias vivências no “mundo real”, me instigaram a utilizar este tema em meu TCC, no curso de Pedagogia do Cederj/Unirio.
Ainda não sei o resultado desta “ousadia”, pra falar a verdade, nem sei se isto foi “tão ousado” assim, mas nada disso é tão relevante. O que importa é saber que a mudança é necessária e possível e que já é hora das Andorinhas (re) começarem, mesmo em meio ao aquecimento global, a se unir para fazer os verões!!

Em meio às minhas fuçadas na Internet, encontrei esta apresentação de Carlo Oliveira, pesquisador da UFRJ, disponibilizada no Prezi e compartilho com meus amigos/leitores deste Blog:

A Inteligência Coletiva

2 comentários sobre “A Escola e a inteligência coletiva

  1. Jenny, desejo sucesso nessa sua empreitada do TCC, pois considero seu problema de pesquisa bastante relevante e necessário a nossa compreensão mais aprofundada, pois compartilho da ideia que o eu é constituído no social. Na educação infantil esta é uma questão que ainda carece de muita socialização do conhecimento. Abraços, Inês

Obrigada por seu comentário!

