Contagem regressiva para o CONECTA 2012

Sala de aula do futuro é uma das atrações do Conecta 2012

Games de matemática, realidade aumentada, simuladores, vídeo aulas e biblioteca virtual estarão  expostos a quatro mil educadores

O seminário de tecnologias educacionais Conecta 2012, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, apresentará para quatro mil educadores de todo o país a sala de aula do futuro. Games de matemática, realidade aumentada, simuladores, vídeo aulas, biblioteca virtual e redes sociais já estão sendo utilizados por professores da rede SESI/SENAI do Rio e, além de apresentadas em exposição, poderão ser experimentados durante as oficinas de “Uso de games em ambiente educacional”, “Como utilizar repositório de objetos”, “Ferramentas da web para o uso do professor”, “Criando vídeo-aulas”, “Como elaborar livros digitais” e “Utilização das redes sociais a favor da educação”.

Os games on line expostos foram desenvolvidos pela empresa Mangahigh a partir da metodologia SESIeduca e estão sendo disponibilizados para a rede estadual de ensino e rede SESI/SENAI do Rio através do programa SESI Matemática. O objetivo do espaço no Conecta 2012 é mostrar os principais jogos digitais que podem ser aplicados de forma pedagógica no ambiente educacional. Já as soluções de realidade aumentada funcionam com a inserção de objetos virtuais no ambiente real. A realidade aumentada é obtida por meio de técnicas de visão computacional e gráfica/realidade virtual. No Conecta 2012, serão demostradas aplicações na educação básica, através de livrão interativo e fichário de objetos de aprendizagem, e na educação profissional com aplicações selecionadas são para os segmentos automotivo e de petróleo e gás.

Entre os simuladores expostos está a caverna digital móvel, com quatro telas integradas para navegação em objetos, produtos e processos. Através de projeções de imagens de alta resolução, a caverna digital simula mergulho no mundo virtual, provocando no indivíduo a real sensação de estar fisicamente no local ou interagindo com algum equipamento. Com a tecnologia, os alunos podem vivenciar práticas profissionais em ambientes e equipamentos talvez inacessíveis pelo alto custo ou riscos de acidentes. Um sistema holográfico interativo para apresentação de conteúdo educacional também estará no espaço dos simuladores, permitindo a demonstração de operações, a visualização de objetos e complexos equipamentos.

No estande de vídeo aulas serão contempladas as três etapas importantes do processo de criação: roteirização, gravação e edição. Haverá estúdio de webTV e ambiente onde serão realizadas as oficinas em que os educadores planejarão e farão roteiro de vídeo aula prevendo a utilização de recursos como a lousa digital, animações, vídeos, simuladores, imagens, entre outros; gravarão e filmarão uma sequência de três minutos da aula, planejada com o uso de máquina fotográfica digital, handcams, celulares ou, ainda, no estúdio de webTV; farão a edição da sequência filmada, mesclando com outros vídeos e imagens, utilizando software de edição (MovieMaker); e ao final disponibilizarão o vídeo nas redes sociais. Na biblioteca virtual estarão e-books e na demonstração das redes sociais os educadores poderão conhecer a Rede Koiné, rede educacional colaborativa SESI/SENAI para uso de alunos, ex-alunos, professores e profissionais de educação; facebook e twitter do Conecta.

Apresentação de estudo,

conferências e palestras técnicas

A programação do evento conta ainda com o lançamento do capítulo brasileiro do Horizon Report, um dos principais estudos mundiais sobre o uso de tecnologias na educação, conferências e palestras técnicas. Entre os convidados internacionais, o destaque é a participação do professor José Pacheco, educador português mundialmente conhecido pelo trabalho realizado na Escola da Ponte, no Porto. Em conferência, Pacheco falará sobre sua experiência a partir de exemplos de sucesso e tentará desmistificar questões relacionadas à formação tecnológica nas escolas.Nas palestras técnicas, que serão realizadas nos dois dias de evento, das 14h às 17h30, serão trabalhados os temas conteúdo, formação, infraestrutura e tendências. Entre os palestrantes, estão representantes da Livox, Fundação Victor Civita, USP, Fundação Lemann, Colégio Embaixador José Bonifácio, PUC, Editora FTD, Educopédia, NMC e Abciber. Mais informações sobre o Conecta 2012 podem ser obtidas em www.firjan.org.br/conecta2012.

EVENTO: CONECTA 2012 – EXPOSIÇÃO SALA DE AULA DO FUTURO DATA: 21 E 22 DE NOVEMBRO DE 2012  HORÁRIO: 21, A PARTIR DAS 10H, E 22 A PARTIR DAS 8H ATÉ ÀS 17h30 

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES SUL AMÉRICA – AV. PAULO DE FRONTIN, 1, CIDADE NOVA, CENTRO – RIO DE JANEIRO

 

2 comentários sobre “Contagem regressiva para o CONECTA 2012

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s