Publicado em EAD Educação Ensino Fundamental Internet

Pensar com a própria cabeça: educação e pensamento crítico na América Latina | Envolverde

Estou em contagem regressiva das férias para o início de meu último semestre da graduação. Penso o tempo todo nos argumentos para meu TCC, em que vou ousar misturar o Software Livre, a educação e a tecnologia e os recursos educacionais abertos como instrumentos de estímulo a criatividade para favorecer o desenvolvimento do letramento.
Este artigo, muito me inspirou e vou incluir a bibliografia desta autora em meus estudos. Portanto, se alguém conhecer mais trabalhos relevantes sobre o assunto, pode me indicar que eu agradecerei!
Destaque para este trecho que sintetiza tudo o que se pretende para o futuro: “Acredito que para avaliar os danos causados à nossa capacidade de pensar, deveríamos começar estabelecendo um índice de desaprendizagem, o que significaria compreender os limites da repressão da identidade, da memória, da vontade, do projeto de futuro nos alunos formados pelo sistema educacional nas gerações do neoliberalismo. Durante estes anos, algo muito profundo se perdeu de forma acelerada e acredito que é o momento de começarmos a processar a reversão dessa perda, pois, ao não fazê-lo, corremos o grave risco de que em alguns anos fiquemos sem instrumentos de conhecimento que nos permitam lançar mão de nossas reservas estratégicas para salvar nossos saberes tradicionais, os princípios e valores sobre os quais se fundou a existência de comunidades e povos, o uso não destrutivo dos recursos naturais, sociais e estratégicos de nossos países.”

Continue lendo em:

Pensar com a própria cabeça: educação e pensamento crítico na América Latina | Envolverde.

Autor:

Procurando construir aprendizagens pela rede, pois acredito que através dela seja possível alcançar uma educação democrática. Pedagoga e especialista em Informática, quase especialista em Educação a Distância.

Obrigada por seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.