Resumo do 1º artigo para meu TCC

Como sou uma blogueira atrevida, tomo a liberdade de publicar aqui, um resumo solicitado de um artigo/texto escolhido para o tema de meu TCC:

Título: Inclusão Digital, Software Livre e Globalização Contra-hegemônica

Autor: Profº Sérgio Amadeu da Silveira

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Inclusão digital, Software Livre e globalização conta- hegemônica. 2003. Disponível em (http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/artigo_02). Acesso em 27 de abril de 2011.

Palavras-chaves: inclusão, globalização, software livre, política pública, inclusão subalterna, liberdade, cidadania

O autor nos apresenta fortes argumentos para justificar a relação entre a inclusão digital, o uso do software livre e as políticas públicas necessárias para o favorecimento de uma globalização contra hegemônica, ou como nos apresenta Milton Santos, uma globalização menos perversa, de resistência ás trocas desiguais e subalternas.

É sabido que a exclusão digital amplia a miséria, numa sociedade tecno dependente e dificulta o desenvolvimento humano. Assim como a alfabetização só se universalizará através das iniciativas públicas e gratuitas, a inclusão digital se insere no contexto de cidadania na educação e na qualificação do trabalhador e sobretudo no direito ao acesso à informação e comunicação.

Tal desafio não cabe somente ao Estado,mas a todos os setores da sociedade civil, empresas e instituições, onde seu foco principal deve contar com o envolvimento integral da própria comunidade atendida, no processo decisório,no planejamento das unidades, no envolvimento de parceiros e organização das atividades segundo seus interesses e necessidades.

Uma globalização contra hegemônica pretende ir além dos interesses dominantes, pressupõe, como nos coloca Boaventura Sousa, “a expressão da dissidência e criação de novos grafismos da vida coletiva” e este é o retrato fiel da evolução do software livre. Assim, obtém-se uma efetiva educação e inclusão digital isentas de mercantilização, baseadas numa rede de conhecimento e na criação de uma inteligência coletiva, compartilhando e produzindo saberes e informações globais que eliminem a mono dependência, incluindo a diversidade, a liberdade de expressão, liberdade de produção, liberdade de software.

“É importante alertar que mesmo possuindo conexão e computadores, várias escolas deixam esses equipamentos sem uso, em geral, pela falta total de formação dos professores e pela ausência de uma política educacional de uso da internet como instrumento pedagógico e de reforço a pesquisa escolar.” (pág. 05)

A inclusão digital não pode ser apartada da inclusão autônoma dos grupos sociais pauperizados, ou seja, da defesa de processos que assegurem a construção de suas identidades no ciberespaço, da ampliação do multiculturalismo e da diversidade a partir da criação de conteúdos próprios na internet, e pelo ato de cada vez mais assumir as novas tecnologias para ampliar sua cidadania.” (pag. 08)

É exatamente isso que faz a comunidade software livre em seu trabalho. É exatamente isso que se espera de uma educação progressista, sócio construtiva e inclusiva.

Estes foram os elos de ligação que encontrei em minha vivência na rede e minha prática em sala de aula. O software livre garante uma postura ética diante da comunidade escolar, pais e alunos, seja em escolas públicas, com alunos de baixa e média renda ou em escolas particulares, desde que estas estejam comprometidas com a formação de cidadãos éticos, criativos e autônomos.

Vale lembrar que esta experiência foi registrada ao longo de seu processo em http://escolaedficar.blogspot.com .

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s