Corpo e Movimento em Educação 3

18: Conceitos psicomotores

 Referem-se a aqueles que são básicos nas relações humanas com o mundo das pessoas e objetos. A relação da criança com o mundo exterior, de um modo dinâmico, se faz pela coordenação motora que é geral e segmentária e influencia o desenvolvimento da fala e na memorização das palavras, justificando todo o trabalho na Educação Infantil, relativo à educação corporal levando as crianças à destreza e ao domínio do movimento.

Portanto a criança deve dispor de toda a liberdade de experimentar o corpo em todas as suas possibilidades.

A coordenação motora de base é aquela existente nos movimentos reflexos iniciais do bebê em sua adaptação ao mundo e determina o estágio de desenvolvimento

da criança. Organiza-se ao longo do tempo, surgindo, praticamente, a partir do nada e trata de domínios do corpo e, especialmente de braços e pernas, pés e mãos, capazes de fazer o que o homem determinar por meio de movimentos globais ou específicos, também conhecidos por amplos (promovem os grandes movimentos do corpo) e finos (pequenos movimentos ocorridos nos terminais, como nas mãos e nos pés).

A organização do plano motor se dá a partir da repetição de exercícios reflexos, que fazem parte da organização motora de base e que vão desenvolver-se cada vez melhor no plano da intencionalidade do gesto.

A automatização representa o início da assimilação mental devido à repetição, e livra a criança do esforço individual para agir, ficando inteligência livre para novas aprendizagens.

A lateralidade é o predomínio motor do lado direito ou esquerdo do corpo determinado tanto por uma bagagem inata (neurológica), e uma adquirida (aprendida ou imitada). A partir dos 04 anos a tendência que vai se afirmando aos poucos, para a direita ou para a esquerda. Le Boulch (1988) atenta para a importância da definição da lateralidade antes da aprendizagem da escrita, pois essa aprendizagem depende de uma boa percepção espacial, influenciada por uma lateralização completamente definida.

Espaço temporalidade: adaptação ao tempo e ao espaço para permitir a movimentação e o reconhecimento coordenando a atividade e organizando a vida cotidiana. A compreensão das durações de tempo é diferente para crianças pois ela é muitas vezes incapaz de abstrair a duração de seu conteúdo.

A noção do espaço temporalidade refere-se ao campo das abstrações, das funções lógicas e das conceitualizações. Por essa noção, entramos na dimensão simbólica e chegamos à linguagem.

O espaço não é somente um lugar de deslocamento, está circunscrito à cultura, às possibilidades materiais e experiências de interação com o mundo e tempo está relacionado a ritmo. A percepção do espaço ocorre pela relação de reciprocidade entre a evolução do esquema e imagem do corpo e a representação mental do espaço. O espaço estará sempre em referência ao corpo próprio. Sua complexidade está na reciprocidade entre a evolução do esquema ou imagem do corpo e a representação mental do espaço.

Ritmo: estudo dos movimentos humanos ordenados, primeira forma de equilíbrio da conduta humana. O ritmo está no corpo:na respiração ou das batidas do coração, ocorre em um determinado tempo, ditado pela organização interna de cada indivíduo. Os ritmos motores espontâneos levam em consideração a passagem do tempo e o aspecto qualitativo, que se refere a uma organização temporal, onde multiplicidade de experiências realizadas permite que o esquema corporal se estruture gradativamente.

Atividades psicomotoras devem utilizar-se do ritmo em aspectos como a velocidade, a duração, os intervalos, a simultaneidade, a sucessão e, ainda, os momentos do tempo. Ritmo trabalha tempo e espaço e serve assim, para ajudar na execução do movimento, estabelecendo a relação entre ação e reação.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s