Medicalização da Educação

A sociedade atual procura soluções rápidas e fáceis para todos os males. A Ciência, aliada ao comércio, precisa vender sucesso, beleza, amor, saúde e educação. Na escola o sucesso significa gerar em tempo hábil os trabalhadores que a sociedade precisa. Se não produzem em tempo certo, estão doentes e ao sentirem-se doentes produzem ainda mais lentamente. A medicalização do aluno se faz necessária e a partir daí a escola muitas vezes tira sua parcela de responsabilidade. Considero que a escola precisa repensar sua relação com a “doença”, trabalhar em parceria com as demais áreas e assumir sua relação com o educando. Não se trata aqui de ignorar os progressos da neurociência, mas de trabalhar sem rótulos ou estigmas em todos os aspectos de seu alvo: o aluno. Aqui não há soluções fáceis.

(cometário publicado no blog: http://medicalizacao.wordpress.com/2009/09/10/o-remedio-pira-e-a-gente-pira-com-ele/#comment-218 )

Foto/Fonte: http://tangello.tumblr.com/page/22

3 comentários sobre “Medicalização da Educação

  1. Querida Zuleika, é isso aí! Para muitas escolas é cômodo atribuir ao aluno a responsabilidade de seu baixo rendimento. Basta rotular, chamar os pais e dizer: “tem que ir ao psicólogo”. A tarefa de educar a todos, sem distinção e a despeito de suas limitações não vale neste caso. Não são todos os casos, há muitas situações em que o aluno precisa realmente de um acompanhamento, mas a escola não pode eximir-se da tarefa de buscar suas próprias formas de atingir aquele aluno com dificuldade.

  2. A automedicação vem crescendo imensamente. Muitas pessoas se automedicam, até por uma simples dor de barriga. Há uma medicina evoluída, mas o acesso a esta é precário. Isto se reflete no campo educacional, já que é muito mais fácil atribuir um determinado distúrbio ao educando, pela dificuldade na aprendizagem do que a escola rever práticas pedagógicas. Assim, muitas crianças são medicadas sem necessidade. E, também, doenças deixam de ser investigadas em decorrência da automedicação.

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s