Exames, provas e avaliações são a mesma coisa?

Fonte: http://www.alemdasletras.org.br/agencianoticias/Default.aspx?tabid=127

Os exames tem caráter excludente e classificatório servindo de instrumento de seleção dos mais capacitados e de preparação para aprendizagens posteriores e este não deve ser o único objetivo da avaliação escolar.

A avaliação tem a função de incluir o indivíduo para a função social da educação na busca pela conquista da cidadania e o caráter excludente e seletivo dos exames transforma legiões de crianças e jovens em altas taxas de evasão escolar e analfabetos funcionais.

Luckesi considera que o ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim dialógico, amoroso e construtivo. O autor nos apresenta três elementos, que fazem parte desse ato de avaliar, e que seguem uma ordem lógica.

O primeiro elemento é a disposição para o acolhimento, que significa inicialmente estar aberto e receptivo, sem julgamentos prévios a respeito do que lhe é apresentado. Portanto, qualquer que seja o quadro encontrado, faz-se necessário um posicionamento amoroso e inclusivo do avaliador, acolhendo o avaliado em qualquer que seja o estado em que este se encontra. A disposição para julgar previamente não surtirá efeito para correta

avaliação, porque exclui. Vale ressaltar que o avaliador necessita predispor-se, preparar-se para desenvolver esta disposição, pois

não nascemos com ela e precisamos estar sempre atentos ao modo como recebemos as coisas.

O segundo elemento consiste no diagnóstico que é constituído pela constatação e posteriormente pela qualificação do objeto avaliado, Partindo da constatação poderemos qualificar o objeto estabelecendo determinados padrões.

Chegar ao diagnóstico é uma parte do ato de avaliar. A avaliação não se completa apenas neste estágio.

Temos portanto, o terceiro elemento que é a tomada de decisão, um ato dinâmico que corresponde ao “o que fazer” mediante o diagnóstico encontrado. Consiste na decisão baseada no objetivo que se quer alcançar.

Fonte da imagem: http://www.ibismz.org/index.php

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s