Publicado em EAD Educação Ensino Fundamental Internet

Perspectiva Curricular Crítica e Software Livre Educacional

Trata-se basicamente de perceber e superar elementos potencializadores das intencionalidades veladas de exclusão escolar e social. Portanto, o uso das tecnologias da informação na educação não pode alimentar práticas e concorrências que objetivem o lucro. Não se trata nem tanto de uma questão ideológica, mas antes de uma questão ética e deveria fazer parte de todas as políticas públicas.
A falsa premissa de que o que é coletivo é barato e portanto de baixa qualidade é absolutamente absurda e faz parte do engodo ideológico que nos manipula. É preciso consumir, consumir cada vez mais…

Destaco aqui, um trecho de Michael Apple, um dos teóricos da perspectiva curricular crítica e pesquisador da Universidade de Wisconsin:
O programa de crítica e renovação que avalizo interpreta a educação relacionalmente, tendo íntimas conexões, tanto com as estruturas de desigualdades nesta sociedade tanto com as tentativas de superá-las.
Mas o que os poderosos parecem não entender é a extrema importância de manter as vozes da consciência, num tempo em que as condições conspiram para destruir tais valores e as metas que deveríamos defender com mais energia. O que ele também não entendem é que a crítica – especialmente em suas formas mais poderosas – como diz Henri Louis Gates, é em si mesma uma afirmação. É uma forma de compromisso, um meio de estabelecer uma reivindicação. Em essência, é um dos gestos máximos da cidadania porque se constitui num modo profundamente importante de dizer que não estou “apenas de passagem”.
Todavia, ser crítico significa algo mais do que simplesmente apontar erros. Envolve a compreensão de conjuntos de circunstâncias historicamente contingentes e das contraditórias relações de poder que criam as condições nas quais vivemos.(p. 15, 18)

Autor:

Procurando construir aprendizagens pela rede, pois acredito que através dela seja possível alcançar uma educação democrática. Pedagoga e especialista em Informática, quase especialista em Educação a Distância.

Um comentário em “Perspectiva Curricular Crítica e Software Livre Educacional

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.