Considerações sobre como formar alunos-autores


O desafio de formar uma sociedade leitora, informada, consciente e participativa, onde a cidadania será exercida em sua plenitude envolve o estímulo curiosidade e abertura a novos conhecimentos no ambiente escolar. Logo, o professor deve ser, antes de tudo, um leitor.


Kriegl (2002) declara que o comportamento do professor influencia no processo de motivação da leitura:

[…] não consiste em que o professor diga: Fantástico! Vamos ler! Mas que elas mesmas o digam ou pensem. Isso se consegue planejando bem a tarefa de leitura e selecionando com critério os materiais que nela serão trabalhados, tomando decisões sobre as ajudas prévias de que alguns alunos possam necessitar evitando situações de concorrência […] e promovendo, sempre que possível, aquelas situações que abordem contextos de uso real, incentivem o gosto pela leitura e façam o leitor avançar em seu próprio ritmo para ir elaborando sua própria interpretação – situações de leitura silenciosa […]


(Esta citação foi retirada de Texto Preparatório para o encontro presencial: Leitura e condição feminina- Prfª Doutoranda Maura Esandola T. Quinhões – Seminário de Práticas Educativas II)

O professor, como o elo principal entre texto/aluno/conteúdo, deve portanto dedicar-se a pesquisa e informação para realizar com eficàcia essa mediação.

Uma leitura importante e de qualidade pedagógica nos serve sempre de estímulo. Isso reverte consequentemente aos alunos em sala. Recomendo esta excelente matéria da Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s