O PC no Jardim

Por força das circunstâncias, volto aqui a refletir sobre minha prática, buscando associá-la a teoria que recebo em minha graduação e me gratifico ao perceber que caminhamos na direção certa, porém, precisamos exercitar a caminhada para torná-la mais promissora.

Ao ler o artigo da Profª Gilka Girardello, percebo que muito ainda se deve pesquisar e observar, mas ao perceber os olhinhos de meus pequenos diante da tela do PC, minha mente e coração se enchem de ânimo e esperança. E não há nada mais gratificante que o trabalho feito com prazer!
Compartilho com vocês este importante artigo, uma análise muito bem feita e desafiadora:
Para baixar o artigo, o link é: http://www.divshare.com/download/6889406-ebf
Aproveito aqui para selecionar alguns pontos de destaque:

“O uso do computador pelas crianças pequenas com certeza demanda reflexão e critério, e é nesse sentido que esse trabalho procura contribuir.”
“Procuraremos nos manter a uma distância cautelosa tanto de uma indignação de teor apocaliptico quanto de uma celebração apriorística das novidades tecnológicas, até por entenderque essas duas perspectivas extremadas acabam se esquivando aos desafios da intervenção: a busca da transformação da lingugem e dos conteúdos de recepção, assim como a busca do aprimoramento de nossa capacidade de compreender o que as crianças pensam e sentem.”

A autora nos coloca a questão sobre três eixos básicos:

– interatividade
-ludicidade
-fantasia do real

A Fantasia do Real é o eixo central da argumentação, visando as referências sobre a ação imaginativa das crianças diante das telas.

“à brincadeira de faz-de-conta da criança dentro do espaço virtual, que sob certos aspectos, é tanto um jogo dramático quanto uma brincadeira de casinha num canto ou jardim ou uma aventura no tapete com mini-super-heróis de plástico.”

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s