Chega de Professor Coitadinho!

Em novembro farei 26 anos de profissão. Em dezembro, 25 de casada. São duas das minhas paixões. Ainda tenho mais duas: meus filhos. Mas, diferentemente do casamento, a profissão muitas vezes me deixa constrangida…
Ouvir observações do tipo: _ Nossa! Professora! De crianças pequenas! Isso exige tanta dedicação!
Ler notícias sensacionalistas, como estas, valorizando sacrifícios e abnegações de verdadeiros heróis, alimentam um romantismo extremamente nocivo a profissão e a educação do país! E, ao contrário, as pessoas, em geral, acham isso bonito…
Leia mais sobre o assunto:
Também aqui:
Valorizar o empenho em levar alunos para a escola, valorizar professores que atravessam quilômetros á cavalo, de balsa, á pé, para chegar ao trabalho é desvalorizar a educação. Professores precisam de condições dignas para aprimoramento de seu trabalho e não da demagogia da admiração alheia.
Isso não melhora em nada a qualidade do ensino. Pelo contrário. Um professor que trabalha nessas condições está fadado ao desgaste pessoal, ao cansaço. Daqui a algum tempo, quando este pedir sua aposentadoria, ainda ouvirá críticas…
Não estou de forma alguma desmerecendo estas iniciativas. Mas este enfoque serve apenas para disfarçar as reais condições do ensino no Brasil. Precisamos derrubar estes estigmas. Estes professores são símbolos, sim: símbolos da vergonha, do descaso de governantes em relação a Educação de seu povo.
Minha querida sogra dizia: Na sombra da galinha, o papagaio bebe água…
Por trás desta abnegação, do amor que temos a profissão e a nossos alunos, a incompetência e a corrupção, o mau uso das verbas públicas encontram disfarces.
Nosso país é gigantesco. As dificuldades são enormes, sim. Mas também temos altíssimos impostos. Transporte escolar deveria ser prioridade dos municípios.
Garantir condições de acesso não é função do professor. É do poder público.

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s