Um puxão na orelha do Pingüim

Hoje, quero puxar a orelhinha do Pingüim. Carinhosamente, claro, mas preciso!

Acredito realmente que o Software Livre é o melhor caminho para uma educação inclusiva, democrática e que possibilite formar cidadãos críticos, participativos na construção de saberes. Por isso, não posso deixar de reclamar e cobrar…

Vou relatar o ocorrido nas últimas semanas e agradeço se receber milhares de comentários e muita ajuda. Sei que passarei a ser quase “persona não grata” aos usuários mais exaltados pelo que vou relatar, mas, quase desisti!

Quando comecei na escola, há um ou dois anos atrás, instalei o Edubuntu 6.10 (Edgy). Na época, fiquei encantada! Depois, atualizei para versão 7.10 e ele continuou redondinho, apesar de serem micros velhinhos…(Pentium II e III, com 256 de ram e vídeo on board bem fraquinho)
Até que, semana passada um deles deu pau! Aí tive que formatar o HD, pois estava com problemas que não sei corrigir (não tenho tempo pra fazer uma certificação Linux, infelizmente)
Nem me apertei, pensei: vou instalar uma versão mais nova, assim como fiz no meu PC de casa….ledo engano…ninguém aceitou o pobre PC velho!!

Pandorga? Não. Linux Educacional 2.0? Não. Ubuntu 7.10? Também não!
Ubuntu 8.4? nem pensar!!!

Inclusão não pode escolher hardware de ultima geração. Tem que instalar onde der. Se tem HD, memória, placa-mãe e processador, tem que ter um SO!!!

O XP é exigente??? mas aceitou o velhinho…. só que não quero… o Edgy (6.10) aceitou, mas não atualiza mais. Por quê?

Desculpem-me os programadores, não entendo nada de Kernel, mas um PC velho, que rodou um ano e meio com uma versão, tem que rodar com qualquer uma outra.
Tem como não dar um puxão de orelha no pinguim? Por conta disso as crianças ficaram duas semanas sem o TUX…expliquem pra elas o porquê…
Agora, estou com o 6.10 lá…e disso não posso sair.
Preciso descobrir como modificar os repositórios para poder atualizar, se alguém puder me explicar, pois a versão do GCompris por exemplo, está desatualizada e com quase nada traduzido.

Anúncios

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s