LIBERDADE de EXPRESSÃO

Somos frutos de uma sociedade extremamente complexa…Somos seres extremamente complexos… Em meus 25 anos de magistério, sempre convivi com a “falsa dualidade” liberdade x disciplina ou como querem usar agora…MODERAÇÃO. Digo falsa, porque posso, simplesmente ser livre com minha disciplina: liberdade é fazer o que gosta tendo a consciência de não prejudicar ninguém. Devo, por exemplo ter disciplina no desempenho de minhas funções, pois muitos dependem de minha pontualidade para o sucesso de suas funções…
Não se pode esquecer que o objetivo PRIMORDIAL de um EDUCADOR é levar o educando ao conhecimento, ampliando seus horizontes, à fim de que este possa se tornar um CIDADÃO consciente e que participe de forma produtiva e integrada na sociedade, para sua própria auto-realização. Lidamos com seres humanos, ainda pequenos, ou imaturos, que muitas vezes, não diferem o joio do trigo…
A liberdade de expressão requer o bom senso e o respeito e muitas pessoas não os possuem ou esquecem-se de usá-los. As crianças e os jovens não podem ficar expostos à essa falsa liberdade, que esconde um monte de mercenários, pedófilos, traficantes, xenófobos e todo tipo de criminosos em potencial…
Quando disponibilizamos um espaço para os jovens, este precisa ser ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE voltado para ele, portanto, interferências que nada tenham à ver com o contexto (spam, convites etc..) além de destoarem do objetivo do trabalho, dispersam em muito a atenção do participante. Infelizmente, por esse motivo, defendo a MODERAÇÃO, como uma espécie de filtro… na vida selecionamos de tudo, e enquanto os menores estiverem sob nossa responsabilidade de educadores, temos a obrigação de filtrar essas informações. É claro que precisamos ter muito cuidado para não cometer exageros, mas bom senso é característica indispensável no mundo virtual, assim como no real.
Nosso hino (que virou samba) não se cala: LIBERDADE, LIBERDADE, abre as asas sobre nós, pra que a voz da igualdade, seja sempre a nossa voz!!

Obrigada por seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s